terça-feira, 24 de julho de 2012

ALEXANDRIA - EGITO - 1405201

Enfim meu ultimo dia de Egito.
Aleluia !!!!Egito nunca mais.
Duas vezes aqui já deu.Basta de Egito e egipicios.
Passei o dia de ontem pensando se iria nas piramides ou se ficaria por Alexandria mesmo.Mas depois
de muito pensar decidi que não iria para as Piramides pela segunda vez.
Primeiramente pelo preço, só nessa brincadeira iria gastar mais de 50 USD, no minimo.
Depois teria a distância, de Alexandria ao Cairo seriam umas 2 horas de carro e como tivemos
exercicio de emergencia hoje as 10:00 só estariamos livre as 11:00, ou seja até arrumar um taxi e 
fechar o preço seria umas 11:30.
Sendo assim acabei optando por fazer um progrma mais light e somente ir a famosa ( para os letrados ) 
biblioteca de Alexandria.
Na saida me encontrei com  Claudio ( brasileiro ) e ficamos esperando mais algum paisano pra dividir o taxi. Como não apareceu ninguem chamamos a russa Olga .Mas ela já havia combinado com a outra hostess, Ivani ( brasileira )sendo assim eu e  Claudio  que acabamos nos juntando a ela .Arrumamos uma  van com ar condicionado pagando o preço de 10 USD , ida e volta.
Quando se fecha um taxi , principalmente no Egito tem que perguntar tudo.Se o preço é ida e retorno, quanto custa por pessoa, se o motorista vai esperar no local, se o troco vai ser em dolar ou moeda local, ou seja, tudo.
Fechado o acordo seguimos pra biblioteca.
Como era de se esperar o transito estava caótico. Não é raro de se  ver motoristas se pegando no meio da rua, já que as ruas  quase não tem  sinais e os policiais que deveriam estar nas ruas estão sabe se la onde visto a situação que o pais se encontra pós revolução.
Cerca de 40 minutos depois chegamos a biblioteca, que é anexa a Universidade de Alexandria.Só que antes de entrar deveriamos comprar ingressos 
,preço  da brincadeira,  2 USD por pessoa , pois os não egipicios tem de pagar.
O prédio da nova biblioteca é de impressionar, são 7 andares de livros e salas de estudo no subsolo.Pra quem gosta de livro é a coisa mais linda do mundo, pra quem não gosta, é só um prédio.
O prédio é uma mistura de biblioteca e museu.Eu se fosse aluno acho que ficaria incomodado com tanto movimento. Vale a pena pagar os  2 USD pra conhecer a biblioteca.
Mas é Egito ...primeiro arrumaram confusão com a mini bolsa da Olga, se arrumaram confusão com a bolsa dela era fato que minha mochila também   seria barrada.Então teriamos que deixar nossas coisas em um guarda volume do outro lado da rua...otimo.
Feito isso era só entrar  e conhecer a biblioteca.
No centro a gente pega um pequeno guia onde te que departamento 
Me chamou a atenção a sala 14, chamada de Nobel Room.Logo perguntei como se chegava lá, já que a biblioteca não possuia quase nenhuma placa  indicando a direção dessa sala.Ao perguntar a uma menina que trabalha na informação ela me disse que essa não é aberta ao publico, é onde se
localizam os livros raros e somente pesquisadores tem autorização pra entrar.Explicado...curiosidade finita.
Depois disso fomos comer, modo de dizer, já que não comi nada  como sempre.
Feito isso era hora de retornar pro porto, dar uma voltinha no mercado que se localiza no interior  e  voltar pro navio e esperar  dar 19:00 .Como ainda tinha mais um teminho de folga resolvi dar uma voltinha no mercado e eliminar mais duas pessoas da lista de lembrancinhas.
Uma lição pra se negociar não só no Egito mas em todo oriente médio.SEMPRE CHORAR  o preço das coisas.Jamais aceitar o preço inicial.
Uma dica é falar que tá caro e ir embora, essa é a famosa lei dos 10 passos, antes de se dar 10 passos o vendedor voltara a te abordar com um  preço bem mais em conta.Outra dica é mostrar o dinheiro e ir embora, isso enlouquece eles.Hoje vi um souvenir que tinha que comprar, só que o
preço estava salgado, cerca de...diremos 2X.Disse que tava caro, que não tinha dinheiro e que iria no navio buscar .Fui pra outra loja e voltei alguns minutos depois.Mostrei 1x ele pegou e pediu mais 0,5x.Disse que não e que queria meu dinheiro de volta e o dono da loja gritou em arabe 
pra ele vender logo. E no fim das contas ao que custava 2x saiu por 1x.
Já no navio  no momento que eu estava  na pizzaria esperando  a loja abrir eis que chega  Jonathan ( peruano ).
Jonathan passou os ultimos 10 dias falando em Alexandria e nas piramides, eu já havia estado lá, mas ele empolgado ( não o culpo ) sempre falava  que estava doido pra conhecer Alexandria.E eu estraga prazeres logo cortava a onda dele.
"Está maluco ???Alexandria é uma MERDA, não tem nada !!!Tá pensando que você está no ano 330 AC  e que vai achar Alexandre o Grande governando a cidade ???"
Foi uma felicidade quando ele chegou pra mim e me disse, ""
Como ele disse:" Ao sair do porto me impressionei com a feiura e a sujeira da cidade, mas como algumas cidades são feias perto do porto pode ser  que o Rodrigo esteja equivocado, vou esperar uns 10 minutos antes de dizer algo, só que se passaram 10 minutos nada mudou, 30 piorou, com uma hora
me rendi.Que MIERDA !!!
E mesma coisa foi meu chefe que foi o unico a ir na excursão dessa vez, outro que voltou decepcionado.
Jamais irei dizer pra alguém "não vá para as Piramides ".Eu sinceramente acho que é algo que vale a pena ser visitado e ser visto.Mas infelizmente é  algo que não se pode curtir plenamente por causa dos egipicios.É impossivel caminhar e fazer suas fotos sem ser abordado por alguem.
Mas enfim...é a vida.Realmente gostaria de voltar as Piramides pra fazer minhas fotos, mas como já estive lá e ainda faltam muitos lugares  interessantes como Luxor no proprio Egito e Petra na Jordania, isso sem falar das minhas top 10 cidades. Sendo assim  as Piramides voltam pro fim da fila.
NEXT !!!!!
Dubrovinik na Croácia uma das minhas cidades top 10.Mas antes terei um dia de navegação e Korfu na Grécia.
Veremos o que a Europa me reserva.
























Um comentário:

  1. Oi Amigo...
    O quê que tem nos egípicios?
    Por que esse ódio mortal? hehehehehe
    Poxa! Que pena que não tem suas fotinhas das pirâmides.
    Mas você foi lá ou não?
    Voce fala que gostaria de voltar lá para tirar suas fotos, mas você foi lá e não tirou fotos por que?
    Abraços...

    ResponderExcluir