quarta-feira, 16 de maio de 2012

MALÉ - MALDIVIAS - 21042012


Depois da fornalha da India, estou eu na ensolarada Maldivia.Um dos lugares mais lindos do planeta.
Mesmo sendo um dos locais mais fascinante do mundo as Maldivias nunca entraram na minha lista Top 10.Talvez pela  distância e custo pra se chegar lá. Mas como o mundo é redondo e dá voltas, cá estou eu nessa maravilha de lugar que poucos sabem que existe, muitos sonham em conhecer  e alguns dão sorte de conhecer de graça.
Quando minha data de embarque e nome no navio saiu a primeira coisa que fui verificar foi o roteiro que ele faria.
E sinceramente não acreditei quando eu vi que as Maldivias estava na lista.Esse pequeno arquipelago cheio de ilhas  paradisiacas com certeza é um dos locais mais bonitos que existem.E foi um dos locais que mais me causaram ansiedade.
Me preparei bem.Primeiramente pra acordar cedo e aproveitar o maximo possivel, ainda mais que não precisaria trabalhar a noite  e o ultimo ferri boat partiria pro Victoria as 00:00, visto que o navio faria overnight .
Atracamos na capital Malé as 08:00  e as 08:10 meu despertador tocou,enrolei mais um pouco e levantei
fui fazer  uma visita ao medico do navio pra ver meu cotovelo que amanheceu inchado.
Depois de alguns longos minutos de espera acabei sendo atendido, ele me receitou uns comprimidos  e falou pra enfermeira fazer aplicação de um pomada.
Feito isso era hora de tomar café e me mandar.As 09:00.Tomei meu café ( refrigerante kuat, 2/1 0,27Euro ) com calma coisa que não fazia a muito tempo e fui me embora pegar ferry boat pra Malé.
Chegando lá a mesma dúvida de sempre, dúvida não, eu sabia muito bem o que queria fazer só não sabia, ir a praia, como fazê-lo, visto que uma vez mais estava sem informação nenhuma.viajar sem informação é pior que viajar sem dinheiro.Sem dinheiro eu já estou viajando e digo que viajar sem informação
é horrivel.
Chegando lá encontrei uma galera do navio e perguntei "qual era a do lugar".Me disseram que alguns tripulantes haviam conseguido um barco que os  levara pra um resort pelo preço de 10 US$ por pessoa.Mas ai a falta de informação ficou no ar.Nos 10 US$ pra levar a 
pessoa pro resort estaria incluso a entrada no resort ? Pois tem esse problema, pelas Maldivias serem um arquipelago , muitas das ilhas são  resorts particulares  onde  se cobra entrada e se pode passar o dia todo.No entanto eles não poderiam ir pra nenhuma ilha por causa do break deles ser
de apenas 3 horas.Resolvemos dar uma volta pelo centro e depois eu veria o que faria.
Durante o passeio pelo centro acabei esbarrando com as meninas da loja que também queriam ir pra praia e estavam sem saber como ir, assim como eu.Resolvemos  voltar pro porto e achar algum barco que nos levasse pra alguma ilha, mas como era sabado isso era um problema pelo fato das Maldivias serem um pais mulçumano.
O ideal seria ir pra um resort, que com sorte se acha por 35 dolares, ida e volta e a entrada no resort inclusa, com direito a usar todas as instalações  durante o dia todo, em geral até as 16:00 ou 17:00,isso sem falar na maravilha de poder usar os trajes de banho tradicionais ocidentais como sunga e biquini.
Estar nas Maldivias e não ir a praia é um daqueles sacrilégios como estar em Paris e não ver a Torre Eifel.
Discutiamos sobre o que fazer, quando fazer, fazer com quem e quanto pagar.No fim das contas fechamos com um tal de Gazim que nos   levaria a uma praia publica local, por 10 dolares e nos buscaria as 16:00.
Todos a  bordo era hora de pagar.Dez dolares a menos no bolso e muita expectativa quanto ao que me esperava.
Chegamos a tal ilha e a chegada só não foi mais decepcionante que o Egito.A ilha era suja, cheia de barcos velhos era impossivel de acreditar que  era o mesmo lugar que tanto ouvia falar.
A sujeira e a feiura eram tanta que F. decidiu nem sair do barco.Eu e os outros optamos por dar uma chance ao lugar.Já tinhamos pago mesmo.
Perguntamos a alguns nativos sobre a praia e ele nos informou que a mesma se situava a 10 minutos de caminhada...putz.
Se aparecesse um caminhão eu pediria carona, mas como não apareceu , teve que ser a pé mesmo.Mas... compensou.
A praia simples que fomos era....tudo de otimo, agua cristalina e quente, visual paradisiaco, e melhor, bastante tempo pra curtir.
Realmente, o que vale a pena nesse trabalho são os lugares que se conhece e a sensação que se tem ao conhecer um lugar novo.Eu me  sinto um drogado, fico fora de mim, até penso que aguentaria fazer um segundo contrato, mas minha decisão já está tomada, esse é o primeiro e 
ultimo contrato que farei.Por isso estou aproveitando ao maximo cada lugar e cada momento com os meus amigos de navio, porque são as únicas coisas que valem a pena nesse vida de tripulante.
Acabamos encontrando outros tripulantes  e conversa vai, conversa vem eles nos dizem que pagaram 5 rufias pra chegar na ilha.Cotação do dia, 1 dolar = 20 rufias.
Ou seja,vida de otário não é facil.
Embora a praia seja linda há um probleminha, o fundo é todo cheio de pedras e corais , sendo quase impossivel não sair de lá todo cortado.Eu acabei cortando  uns 2 dedos, mas no fim o saldo foi positivo, valeu.
Fim de dia, tempo começa a fechar e começamos a preparar as coisas pra voltar pro navio , mas já era tarde quando a  chuva nos pegou no meio do caminho.Tá bom, decadas que eu não tomava um bom banho de chuva.
Era obvio que voltariamos na mesma barca que trouxe nossos amigos, como eu tinha 5 rufias de troco de uma sprite que comprei a conta fechou.
Chegamos a Malé no fim da tarde e como ainda havia um tempo resolvemos andar no centro e ver algumas lojas de souvenir.Compras feitas era hora de voltar pro navio.
Como era meu ultimo dia de Costa Victoria eu estava livre do trabalho, só teria de ir a loja pra assinar uns ultimos papéis.Feita a parte burocratica era hora de partir pro CREW MESS, onde a galera bate cartão pra comer e jogar conversa fora antes de ir  pro CREW BAR.
Bastante salmão e Coca depois,sabido quem vai pro Costa Classica  quem fica no Costa Victoria  era hora partir pro CREW BAR e me despedir do resto da galera e voltar pra cabine pra terminar de ajeitar as coisas.
Proxima parada Costa Classica.





                                         Malé, a capital das Maldivias.


                                        Nossa negociante fechando  o preço com  Gazim


                                          Só fiz porque achei legal o contraste entre as 3 cores


                                 Looooooongo caminho até a praia, será que vai valer a pena ???


                                        Valeu ou não valeu ???


                                       Famoso jeitinho brasileiro dando as caras nas Maldivias


                                      Quem não tem jeitinho brasileiro vai ter que dar algum jeito


                                          Acho que  já deu por hoje


                                         Fica a dica....coloquem as Maldivias na lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário