domingo, 6 de maio de 2012

MUSCAT - OMAN - 08042012


Depois da grata surpresa de Salalah chegamos a capital de Oman, Muscat.
Com certeza foi um dos lugares que mais me impressionou até agora.
Meu dia começou com trabalho.No dia anterior eu fui escalado pra trabalhar fotografando a 
excursão.Gosto e não gosto de fotografar excursão.O lado bom é ir pra excursão de gratis,
com tudo pago,onibus com ar condicionado e outras coisitas mais.O lado ruim é que tenho que
ficar fotografando os passageiros, ficar correndo atras deles montando foto e no fim das contas 
acabo não fazendo minhas fotinhas de souvenir.Enfim, a excurs do dia começaria com uma visita a 
Grande Mesquita do Sultão Qaboos  depois seguiriamos pro mercado central em seguida iriamos ao museu Bailt Al Zubair
e pra finalizar visitariamos o Palacio do Sultão Qaboos.
No programa do Costa Today ( jornal interno da Costa ) a excursão que eu estava escalado se chamava
"Mistic Muscat".A palavra Mistic acendia uma luz amarela na minha cabeça, mistic = baboseiras religiosas = proibições=
nada de bermuda.Sendo assim a primeira coisa que fiz ao saber que trabalharia na excursão foi deixar uma calça 
dobrada pra levar na mochila.
Tudo estava meticulosamente preparado , até meu cleaner Kumong me ver no refeitorio e me dizer que havia trocado
a chave da minha cabine.Ele me disse que trocou porque em Muscat eu teria um novo companheiro de cabine.Ele me deu uma chave nova
e voltou a trabalhar.
Até ai tudo ok...Porém na hora de abrir a cabine  a tal chave não funciona.Cadê o indonésio ???Começo a procurar 
ele pelo DECK 11 e nada.Até que ele me aparece 5 minutos depois.Tentamos abrir a porta com a chave nova e nada.
Resolvemos tentar a chave antiga e funcionou, nesse tempo já haviam se passado uns 10 minutos e eu tinha que pegar
minhas coisas correndo e descer pro bus da excursão.Peguei minha surrada  mochila preta e corri pro bus.Quando chego 
perto dos bus o video operador ( usando calça ) diz que meu onibus já está saindo.Unica coisa que pensei na hora foi...
Entrei no onibus assim mesmo, pra completar a informação um onibus cheio de idoso italiano, ou de italianos idosos se preferirem.
Pelo menos eu consegui uma janela e deu pra ver bastante da cidade.Muscat não é linda , mas é o que podemos chamae de arrumadinha.
Pra uma cidade entre montanhas, desertos e mar acho que estã bom demais.
Durante o percurso em direção a mesquita a guia nos falou um pouco sobre a história, economia  e outas cusiodidades de Oman.
Vale destacar o preço da gasolina,  cotada a vinte centavos de euro, o que causou revolta nos italianos.Outra curiosidade sobre o local
é o fato de não haver transporte publico.
Alguns minutos depois chegamos a mesquita que foi construida após o sultão decidir que Oman deveria ter uma grade mesquita.
Quando chegamos a mesquita há uma rapida vistoria de vestimenta.Os homens devem estar de calça e as mulheres, de pernas, cabelos e 
braços cobertos.Ou seja...fui barrado, naquela confusão de chave acabei esquecendo minha calça em cima da cama e não pude entrar.
O jeito foi esperar os passageiros do lado de fora.Fiquei surpreso ao ver todos voltando apenas 20 minutos depois.A excursão foi  rapida demais como sempre.Mas pra não deixar o blog sem foto da mesquita, que eu acho que relmente deve ter, vou  postar umas fotos
feitas pelo nosso camera Vicent de Luca que valem a pena.
Da Mesquita fomos pra um mercado central onde teriamos uns 40 minutos.Consegui  fazer algumas fotos de passageiros  e quase nenhuma pra mim.Pra falar a verdade tenho me sentido em relação a fotografia do mesmo que senti com futebol quando voltei  da copa do mundo, de saco cheio.Enfim,  tempo finito no mercado , todos a bordo , seguimos pro Museu Bailt Al Zubair a apenas 5 minutos do centro .
A entrada foi gratis, porém não podiamos fazer foto dentro do museu.Em outros tempos bastava a palavra proibido pra eu fazer a foto, hoje em dia, nem...
O museu mostra a historia   do Sultão Qaboos e de sua familia.
Depois do museu seguimos pra ultima parada do dia.O palacio do sultão.
Não é de impressionar como a mesquita mas ainda  vale a pena ser visitada.
Era mais do que obvio que não poderiamos entrar no palacio,então essa parte do tour se resumia a sair do onibus e andar até o portão do palacio.Pode  se fazer fotos contanto que não mostre nenhum dos guardas  do palácio.
Eu não via a hora da excursao acabar, pois já  estava de saco cheio dessas paradas de 15 minutos e ficar correndo atras de passageiros.Pra mim foi um  alivio quando vi o onibus  pegando o caminho que nos leva o porto.
Vou finalizar por aqui torcendo que a proxima parada sejá mais interessante.

FOTOS DA MESQUITA : Vicent de Lucca



















Nenhum comentário:

Postar um comentário